A CARREGAR

Blog Drive n’ Ride

Oficina Porto

BLOG

Aspetos que deve rever no seu automóvel antes de o levar à inspeção

A inspeção periódica obrigatória (IPO) é, como o nome indica, obrigatória para viaturas ligeiras de passageiros 4 anos após a data da 1ª matrícula, depois, de 2 em 2 anos até perfazer 8 anos e depois anualmente.

A IPO tem como objetivo verificar periodicamente o funcionamento geral da viatura e se reúne todas as condições para circular em segurança.

Para reduzir a probabilidade de reprovação, há vários aspetos a ter em consideração.

Objetos como o triângulo de sinalização e o colete retrorrefletor homologados devem estar sempre dentro da viatura; deve verificar se os cintos de segurança e respetivos pré-tensores estão também a funcionar corretamente.

Sinais de corrosão na carroçaria poderão condicionar a aprovação da viatura, assim como fugas (fluidos visíveis) ou folgas no sistema de suspensão e direção.

A travagem é também um ponto muito importante na segurança da sua viatura, no IPO será verificada toda a eficiência do sistema de travagem e alguma anomalia poderá comprometer a aprovação.

Deve ser verificado o estado e funcionamento das escovas limpa vidros, assim como toda a iluminação do veículo (luzes de presença, cruzamento, estrada, mudança de direção, travagem, emergência, marcha atrás, chapa de matrícula e luzes de nevoeiro caso se aplique).

O estado de conservação dos pneus é também muito importante, estes devem ter piso (relevo) de pelo menos 1.6mm e não devem estar ressequidos (o que acontece normalmente em carros parados há bastante tempo).

Na Drive n’ Ride fazemos uma pré-vistoria aos pontos mencionados anteriormente e na falta de disponibilidade do proprietário, ainda levamos a sua viatura ao IPO.

Partilha este post

Comentários (0)

Deixa o teu comentário

Categorias

Posts Relacionados

Aspetos que deve rever no seu automóvel antes de o levar à inspeção
Boas práticas de condução e prevenção rodoviária antes das férias de Verão