A CARREGAR

Blog Drive n’ Ride

Oficina Porto

BLOG

Boas práticas de condução e prevenção rodoviária antes das férias de Verão

Antes de iniciar uma viagem longa, verifique os principais pontos de segurança da sua viatura – sistema de travagem, estado dos pneus, direção, suspensão, dispositivos de sinalização, estado dos limpa para-brisas, cintos de segurança – e se esta não apresenta avarias mecânicas que possam prejudicar a sua viagem – faça uma revisão automóvel rápida para se certificar que reúne as condições necessárias.

Não conduza com sono, a sonolência torna-nos mais distraídos. Caso sinta sonolência, pare para descansar um pouco e retome a sua viagem em segurança. Em viagens longas faça pausas de duas em duas horas. O seu corpo agradece e a sua concentração ficará muito melhor.

Se conduzir não beba. O álcool faz com que o seu tempo de reação aumente e tenha uma perceção menos nítida do meio envolvente.

Se viajar com chuva ou nevoeiro, conduza com maior prudência, a aderência do piso diminui, assim como a visibilidade.

Não utilize equipamentos móveis enquanto conduz. Em caso de necessidade utilize o sistema mãos-livres.

Utilize sempre o cinto de segurança, assim como todos os passageiros. Se viajar com crianças deve fazê-lo sempre no banco traseiro do veículo utilizando os sistemas de retenção obrigatórios e homologados e verificar sempre se estes estão devidamente colocados e bem presos.

Mantenha a distância de segurança mínima consoante a velocidades a que se desloca, tendo sempre atenção a ultrapassagens e manobras perigosas.

Distribua corretamente a bagagem. A carga aumenta a distância de travagem e a carga excessiva e mal distribuída altera a estabilidade do veículo. Não transporte objetos soltos que se possam deslocar ou que impeçam a visibilidade.

Partilha este post

Comentários (0)

Deixa o teu comentário

Categorias

Posts Relacionados

Aspetos que deve rever no seu automóvel antes de o levar à inspeção
Boas práticas de condução e prevenção rodoviária antes das férias de Verão